GOL! – O Sonho Impossível

GOL! – O Sonho Impossível é o primeiro filme de uma trilogia que conta a história de um jovem mexicano que sonha em jogar em um grande clube de futebol.

O personagem principal é Santiago Muñez, um mexicano que quando criança atravessa a fronteira com os pais e o irmão para os EUA. Em Los Angeles, ele joga em um pequeno time chamado Americanitos (no livro) / Los Americanos Jovenes (no filme). Um olheiro inglês um dia assiste uma partida, se encanta com o belo futebol de Santi e consegue um teste para o garoto na Inglaterra. O pai não apoia o sonho do filho, quer que ele continue trabalhando em sua empresa de jardinagem, mas Santiago tem o grande apoio de sua avó, Mercedes.

É com a ajuda dela que ele consegue ir para o teste no Newcastle United. Aos poucos ele vai conquistando seu lugar no time e até se apaixona pela enfermeira do time, Roz, interpretada pela Anna Friel.

O que eu mais gosto nesse filme é ser bastante próximo da realidade. O time é real e vários jogadores participam como eles mesmos. Há uma cena ótima em que Santiago e o astro do time Gavin Harris (que não foi um jogador mesmo) conversam com Beckham, Zidane e Raúl em uma boate. A maioria dos jogadores do Newcastle são atores, mas jogadores de times adversários como Milan Baros e Steven Gerrard marcam presença. Até mesmo o técnico Sven-Göran Eriksson aparece rapidinho.

No DVD, há um making of muito legal com a história da inspiração para o filme e os jogadores famosos que participaram. Também há um documentário sobre futebol na Europa, conta um pouco sobre o Newcastle United e o Real Madrid (na época dos Galácticos Beckham, Zidane, Raúl, Roberto Carlos, tem até o Ronaldo de costas). O ator Kuno Becker diz a lista dos 10 jogadores (+ Santiago) para um vídeo da Adidas, clipe musical, etc.

Curiosidades:

- Kuno Becker, o ator que interpreta Santiago Muñez, assim como o personagem, nasceu no México. Outro mexicano mais conhecido, Diego Luna, foi cotado para o papel de Santiago.

- A história da classificação do Newcastle United para a Liga dos Campeões realmente aconteceu e o gol de falta feito por Santiago contra o Liverpool foi inspirado em um gol de verdade feito pelo francês Laurent Robert contra o mesmo time.

Diferente do que estamos acostumados, o livro GOL! (Editora Record, 224p.) foi inspirado no filme, e por conta disso é extremamente fiel. Há pouquíssimas novidades. O autor Robert Rigby também transformou o segundo filme GOL II em livro.

Assista o trailer de GOL! – O Sonho Impossível:

 


Maya Moura

Formada em publicidade e apaixonada por livros. Acompanha diversos esportes, desde o futebol, passando pelo rugby, até o curling. Porém, até hoje, não entende as regras do baseball.